Ainda vale a pena utilizar Java quando se tem Kotlin ?

Ainda vale a pena utilizar Java quando se tem Kotlin ?

Recentemente tive a oportunidade de desenvolver um projeto utilizando a linguagem Kotlin junto à minha equipe. Sendo assim irei citar como foi a experiência desenvolvendo pela primeira vez com a linguagem.

Porque escolhemos a Kotlin ?

Inicialmente queríamos testar a linguagem pelo fato da sua sintaxe ser muito menos verbosa que o Java, porém no decorrer do desenvolvimento vimos muitas das vantagens que o Kotlin tem ao ser comparado com o Java.

Algumas dessas vantagens são:

Kotlin permite eliminar o problema de referências nulas do nosso código, esse problema também conhecido como The Billion Dollar Mistake.

Um dos problemas mais comuns nas linguagens de programação, incluindo Java, é que acessar um membro de uma referência nula resultará em uma exceção. Em Java, isso seria equivalente a um NullPointerException ou NPE.

Null Safety

No exemplo acima temos o atributo name com o seguinte carácter ao seu lado “?”, isso significa que nosso atributo pode receber o valor Null, por exemplo caso haja uma pesquisa no banco de dados pode ocorrer do atributo name vir nulo.

Também temos o valor default para o atributo name, no caso o valor “John”, isso significa que caso o valor não seja definido em nenhum momento, esse será o valor que o mesmo irá receber. Evitando que nosso atributo seja nulo.

Data Class

Um exemplo de classe utilizada para armazenar dados (Data Class):

Ao adicionar a palavra “data” antes do class o Kotlin já reconhece como uma classe de armazenamento de dados, sendo assim não é necessário adicionar os getters e setters para a classe, diminuindo a criação desnecessária dos mesmo, muitas vezes criados sem necessidade.

Companion Object

Companion Object se assemelha a uma classe com métodos estáticos no Java. Ao declarar um companion object dentro da sua classe Kotlin, podemos invocar seus métodos como se fossem métodos estáticos em Java.

Conclusão

No geral posso dizer que a experiência que tive ao utilizar Kotlin foi fantástica, sintaxe amigável, baixa curva de aprendizado caso já tenha programado em Java, olhando para o Kotlin hoje não consigo ver motivos para utilizar Java, Kotlin, permite que desenvolvedores escrevam menos código, ganhando tempo no desenvolvimento e tendo menos estresse. Também conseguimos evitar Checked Exceptions como NPE (Null Safety). Tudo isso também utilizando a JVM(Java Virtual Machine) para transformar bytecode em código executável.

“Anything Java can do Kotlin can do better”

Author: Pawan Kumar

Leave a Reply

Close Menu
%d bloggers like this:
Skip to toolbar